Como Usar o Módulo Relê no Arduino para Fazer uma Lâmpada Piscar
Como Usar o Módulo Relê no Arduino para Fazer uma Lâmpada Piscar
Neste artigo, vamos aprender como controlar uma lâmpada AC usando um módulo relê com o Arduino, fazendo-a piscar a cada segundo. Usaremos a porta digital 10 do Arduino para este projeto.
Materiais Necessários
Arduino Uno ou similar
Módulo relê de 5V
Lâmpada incandescente
Soquete de lâmpada com fios
Fonte de alimentação AC (110V ou 220V, dependendo da sua região)
Protoboard e jumpers
Resistor de 220Ω (opcional para LED indicador)
Circuito
Conecte o pino
GND
do Arduino ao pinoGND
do módulo relêConecte o pino
5V
do Arduino ao pinoVCC
do módulo relêConecte o pino digital
10
do Arduino ao pino de sinal (IN
) do módulo relêConecte um dos fios do soquete da lâmpada ao terminal
COM
do relêConecte o outro fio do soquete ao terminal
NO
(Normalmente Aberto) do relêConecte os fios de alimentação AC ao soquete da lâmpada
Atenção: Tenha extremo cuidado ao trabalhar com eletricidade AC. Certifique-se de que todos os conexões AC estejam devidamente isoladas antes de energizar o circuito.
Programação
// Define o pino onde o relê está conectado #define RELE_PIN 10 void setup() { // Configura o pino do relê como saída pinMode(RELE_PIN, OUTPUT); } void loop() { // Liga o relê (e consequentemente a lâmpada) digitalWrite(RELE_PIN, HIGH); // Aguarda 1 segundo (1000 milissegundos) delay(1000); // Desliga o relê (e consequentemente a lâmpada) digitalWrite(RELE_PIN, LOW); // Aguarda mais 1 segundo delay(1000); }
Explicação do Código
#define RELE_PIN 10
- Define que usaremos o pino digital 10 para controlar o relêpinMode(RELE_PIN, OUTPUT)
- Configura o pino 10 como saída no setup()No loop principal:
digitalWrite(RELE_PIN, HIGH)
- Ativa o relê, fechando o circuito da lâmpadadelay(1000)
- Mantém a lâmpada acesa por 1 segundodigitalWrite(RELE_PIN, LOW)
- Desativa o relê, abrindo o circuitodelay(1000)
- Mantém a lâmpada apagada por 1 segundo
Dicas de Segurança
Nunca trabalhe no circuito com a energia AC ligada
Use fita isolante ou termorretrátil em todas as conexões expostas
Considere usar um invólucro para proteger o circuito
Para projetos permanentes, use uma caixa de junção adequada
Variações do Projeto
Você pode modificar o código para:
Alterar a frequência de piscagem (mudando os valores de delay)
Criar padrões de piscagem mais complexos
Adicionar um sensor para controlar a lâmpada automaticamente
Usar PWM para controlar a intensidade (com lâmpadas dimmeráveis)
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