Matriz LED 8x32 e Animação do Pacman com Arduino: Um Projeto Divertido e Educativo

 

Matriz LED 8x32 e Animação do Pacman com Arduino: Um Projeto Divertido e Educativo

Introdução

As matrizes de LED são componentes versáteis e populares no mundo da eletrônica, permitindo a exibição de textos, números e animações. Neste artigo, exploraremos como usar uma matriz de LED 8x32 (composta por quatro módulos 8x8) para criar uma animação do Pacman, um dos jogos mais icônicos da história.

Utilizaremos a biblioteca LedControl (ou alternativas como MD_Parola e FastLED) para controlar a matriz e reproduzir a clássica animação do Pacman abrindo e fechando a boca enquanto persegue fantasmas. Este projeto é ideal para quem deseja aprender sobre:

  • Controle de matrizes de LED grandes.

  • Geração de animações e sprites.

  • Uso de bibliotecas prontas para simplificar o desenvolvimento.


Componentes Necessários

Para este projeto, você precisará de:

  • Arduino Uno (ou similar, como Nano ou Mega).

  • Matriz de LED 8x32 (quatro módulos 8x8 com controlador MAX7219 ou MAX7221).

  • Fonte de alimentação 5V (se a matriz consumir muita corrente).

  • Jumpers para conexões.


Montagem do Circuito

A matriz 8x32 geralmente é formada por quatro módulos 8x8 conectados em cascata. Cada módulo tem entradas DIN, CLK, CS e saídas DOUT para ligar ao próximo.

Conexões Básicas

Matriz LEDArduino
VCC5V
GNDGND
DIND11
CLKD13
CSD10

Se sua matriz for de alto consumo, alimente-a separadamente para evitar sobrecarga no Arduino.


Programação: Animação do Pacman

Usaremos a biblioteca LedControl para controlar a matriz. Se ainda não a tiver instalado, adicione-a pelo Gerenciador de Bibliotecas da IDE Arduino.

Exemplo de Código (Pacman Básico)

cpp
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#include <LedControl.h>

LedControl lc = LedControl(11, 13, 10, 4); // DIN, CLK, CS, Número de módulos

// Sprites do Pacman (abrindo e fechando a boca)
byte pacmanOpen[] = {
  B00111100,
  B01111110,
  B11111111,
  B11110000,
  B11100000,
  B11110000,
  B01111110,
  B00111100
};

byte pacmanClosed[] = {
  B00111100,
  B01111110,
  B11111111,
  B11111111,
  B11111111,
  B11111111,
  B01111110,
  B00111100
};

void setup() {
  for (int i = 0; i < 4; i++) {
    lc.shutdown(i, false);
    lc.setIntensity(i, 8);
    lc.clearDisplay(i);
  }
}

void loop() {
  // Animação do Pacman se movendo
  for (int pos = 0; pos < 32; pos++) {
    // Limpa a matriz
    for (int i = 0; i < 4; i++) {
      lc.clearDisplay(i);
    }
    
    // Desenha o Pacman na posição atual
    int module = pos / 8;
    int col = pos % 8;
    
    for (int i = 0; i < 8; i++) {
      if (module < 4) {
        lc.setRow(module, col, pacmanOpen[i]);
      }
    }
    
    delay(100);
    
    // Alterna entre boca aberta e fechada
    for (int i = 0; i < 8; i++) {
      if (module < 4) {
        lc.setRow(module, col, pacmanClosed[i]);
      }
    }
    
    delay(100);
  }
}

Explicação do Código

  1. Sprites do Pacman:

    • pacmanOpen e pacmanClosed são matrizes 8x8 que representam os frames da animação.

  2. Controle da Matriz:

    • lc.setRow() atualiza uma linha da matriz.

    • O loop for move o Pacman da esquerda para a direita.

  3. Efeito de Animação:

    • Alterna entre boca aberta e fechada para criar movimento.


Expandindo o Projeto

Para deixar o projeto mais interessante, você pode:

  1. Adicionar Fantasmas:

    • Crie sprites para os inimigos (Blinky, Pinky, Inky, Clyde).

  2. Implementar Movimento Real do Jogo:

    • Use um joystick ou botões para controlar o Pacman.

  3. Incluir Efeitos Sonoros:

    • Adicione um buzzer para reproduzir o som clássico do jogo.

  4. Usar uma Biblioteca de Animação Avançada:

    • MD_Parola permite rolagem de texto e animações mais complexas.


Importância Deste Projeto

  1. Aprendizado Prático:

    • Ensina manipulação de matrizes de LED e sprites.

  2. Introdução à Programação de Jogos:

    • Mostra como criar animações simples, base para jogos mais complexos.

  3. Conexão com a Cultura Retro:

    • Revive um clássico dos videogames de forma interativa.

  4. Base para Projetos Maiores:

    • Pode ser usado em placas de mensagens, relógios ou exibição de dados.


Conclusão

Usar uma matriz de LED 8x32 para animar o Pacman é um projeto divertido e educativo, perfeito para entusiastas de Arduino e fãs de jogos retrô. Com poucos componentes e um pouco de código, você pode recriar uma parte da história dos videogames e ainda aprender conceitos importantes de eletrônica e programação.

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